generation-z-issues

4 Dicas para engajar colaboradores em processos de mudança

Internamente, a organização lida com as exigências de seus colaboradores – como horários mais flexíveis, aumento de salário e mudanças no escritório. Porém, o mercado também exige certas mudanças na empresa para que ela continue a prosperar.

Seja para satisfazer ao público interno ou externo, as transformações pelas quais a organização passa para atender a essas exigências fazem parte do processo de mudança organizacional. E, assim como quase todo processo de transformação dentro da empresa, ele pode ser um pouco assustador no começo e trazer receio para os colaboradores.

Contudo, os processos de mudança organizacional são benéficos para a empresa e a ajudam a se adequar para o cenário disruptivo que o mercado está vivendo. Por isso, neste artigo vamos compartilhar dicas para implementar em sua empresa e implementar na sua empresa.

Dica 1: Envolva os colaboradores no processo de mudança

Qualquer mudança drástica é assustadora para quem é pego de surpresa, até quando é algo pequeno como o layout de uma rede social que vira meme na internet. Para evitar que a transformação desperte sentimentos negativos nos colaboradores, é importante envolvê-los no processo que define essas mudanças.

Com canais de comunicação bem estruturados, a liderança consegue ter fácil acesso para contatar os colaboradores e alertá-los sobre o que mudará, aproximando as equipes da empresa e incentivando sentimentos positivos de pertencimento a organização.

Mostrar que a voz do colaborador importa para as decisões internas é a chave para tê-los ao seu lado durante o processo.

Dica 2: Priorize o aprendizado para o crescimento

Existem empresas que seguem ao pé da linha a ideia de crescer rápido acertando sempre, mas a realidade é bem diferente e nem sempre se acerta de primeira. Assim como em um jogo, pode ser que a equipe necessite de algumas tentativas para alcançar o resultado perfeito e a forma como a empresa lida com os erros é influenciada pela cultura organizacional vigente.

Atualmente tudo muda muito rápido, por isso a cultura organizacional deve prezar pelo aprendizado através dos erros. Desta forma, os colaboradores sentirão menos receio em se adequar ou não a versão pós processos de mudanças da organização.

Dica 3: Feedbacks devem ser constantes

A insegurança é um sentimento intrínseco ao ser humano e através dos feedbacks é possível lidar com ela, ajudando até mesmo a saúde mental do funcionário.

Normalmente, gostamos de saber se estamos indo na direção certa com as atividades que realizamos, tanto no meio profissional quanto pessoal, assim sentimos que o nosso esforço está trazendo algum resultado.

É papel dos líderes dar feedbacks constantes para suas equipes e existem milhares de modelos que podem ser adaptados para se adequarem a realidade de cada empresa.

Realizar feedbacks constantes é algo vital para as empresas da nova economia, principalmente quando consideramos que no cenário pós-pandemia os trabalhadores se sentem mais inseguros. Assim, também é possível combater esse sentimento.

Dica 4: Dê espaço para a colaboração

Já falamos sobre usar a comunicação para gerar o sentimento de pertencimento, agora a dica é usá-la para dar espaço para a colaboração. Afinal, quem melhor para auxiliar nos processos de mudança organizacional do que os funcionários que estão na linha de frente?

Muitas vezes o administrativo quebra a cabeça buscando soluções para problemas cotidianos que poderiam ser propostas pelos funcionários que as vivenciam. 

Portanto, além de comunicar e envolver os colaboradores nas decisões, que tal co-criar com eles algumas soluções? Abrir espaço para ideias e sugestões, montar comitês multidisciplinares, são alguns caminhos possíveis e efetivos para engajamento em processos de mudanças.

A colaboração do funcionário na organização pode ir além da execução.

Você já passou por um processo de mudança organizacional na empresa? Como foi a sua experiência?

Compartilhe nos comentários e se você ainda está passando por esse processo, venha conhecer as soluções que oferecemos na AvanSer, o nosso time está pronto para te ajudar.

Open chat
Vamos conversar?