Three young colleagues laughing while standing in front of a laptop in the meeting room of a modern company

Employee Experience: O que é?

Nos últimos anos observamos pequenas mudanças nos comportamentos das empresas, muitas influenciadas diretamente pela nova economia que deixou bem claro para as empresas o novo modelo que deveriam seguir para não sucumbir. Com isso, a experiência do cliente se destacou e foi para a lista de prioridades.

Contudo, quantas empresas estão preocupadas com a experiência do colaborador? E quantas entendem na prática o que é employee experience?

Neste artigo vamos te explicar o que é e porque é importante pensar na experiência do colaborador ou employee experience na sua empresa.

O que é Experiência do Colaborador ou Employee Experience?

Dependendo da fonte que você consulta, o termo usado pode ser Jornada do Colaborador, Experiência do Colaborador ou Employee Experience, essas são diferentes formas para se referir a mesma coisa: a experiência que seus funcionários têm desde o momento da seleção até o seu desligamento da empresa.

De acordo com a consultoria Gartner, muitas empresas perceberam que suas concorrentes estavam investindo alto em customer experience (CX) e seria necessário mais do que uma boa experiência de compra para conquistar destaque.

Como sabemos, as pessoas são a chave para o sucesso de qualquer negócio – e uma prova disso é que funcionários felizes conseguem produzir mais. Por isso, as empresas voltaram seus olhos para o público interno, que foi negligenciado por muito tempo, e revisitaram seus processos para garantir uma boa experiência na jornada de seus colaboradores.

A experiência começa assim que os candidatos chegam para a seleção, tendo contato com a cultura organizacional, seus respectivos ritos, valores e artefatos. Depois de efetivamente contratados, ela continua sendo reforçada e sustentada no processo de onboarding, no plano de desenvolvimento profissional e na rotina diária de trabalho. com ações estrategicamente pensadas para promover boas experiências aos funcionários e mantê-los alinhados ao propósito da organização.

Qual a importância da Experiência do Colaborador?

A experiência do colaborador ajuda a promover um ambiente de engajamento e tem se mostrado uma ferramenta poderosa na retenção dos colaboradores. Um empregado satisfeito interfere positivamente no trabalho de seus colegas, no clima organizacional assim como nos resultados.

Por isso, use o employee experience de maneira estratégica, partindo de um olhar genuíno as necessidades e sentimentos dos colaboradores e a partir desse mapeamento, busque melhorias que realmente sejam capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

Jacob Morgan, autor de livros sobre liderança e cultura organizacional, fez uma matéria para a Harvard Business Review onde analisa a ineficiência de programas de treinamento que levam a empresa a gastar milhões e destaca a importância da experiência do colaborador. Para explicar melhor, separamos um trecho da matéria:

Após analisar mais de 250 organizações diversas, baseando-se nas listas da Fortune 100 e em várias “melhores locais de trabalho”, descobri que mais da metade das empresas era mal avaliada por seus funcionários em, pelo menos, uma das três áreas e 20% obtinha notas muito baixas, de maneira geral.”

Ou seja, mesmo com benefícios e prêmios que atestam como “melhores empresas para trabalhar”, os próprios colaboradores não avaliavam bem as organizações. Então, Jacob Morgan resolveu falar com parte das empresas que eram bem avaliadas e assim descobriu como a jornada do colaborador pode ter mais impacto do que treinamentos milionários.

Quando entrevistei líderes de negócios nas organizações com maior pontuação, eles me disseram que seus investimentos nos três ambientes de experiência dos funcionários levaram não apenas a funcionários mais felizes, mas também a maiores pipelines de talentos e maior lucratividade e produtividade.”

Em outra parte da matéria, Jacob também destaca que essas empresas foram reconhecidas como inovadoras e citadas mais vezes que as outras como sendo lugares verdadeiramente bons para se trabalhar.

Ficou com alguma dúvida sobre experiência do colaborador ou Employee experience? Deixe aqui nos comentários e caso queira implementar de forma efetiva essa abordagem em sua organização, nós podemos te apoiar. Só nos enviar um mensagem privada.

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