ARTIGO10

Liderança 4.0: Quais as características do novo líder?

Provavelmente você já ouviu relatos sobre um “líder” que não sabe demandar tarefas, poda as soluções propostas pela equipe, não compreende as mudanças do mercado e desvaloriza as competências de seus liderados.

Sim, esse perfil de “líder” é o conhecido chefe que não sabe liderar. Você já encontrou com alguém assim em sua experiência profissional?

Infelizmente esse perfil de liderança era muito comum até alguns anos atrás, porém, temos uma boa notícia: os dias de liderar dessa forma estão contados, para não dizer esgotados.

Com todas as mudanças pelas quais estamos passando com a Indústria 4.0, tanto no ambiente pessoal quanto profissional, a Liderança 4.0 vem ganhando seu espaço.

Neste artigo explicaremos para você quais as características do novo líder e como elas contribuem para as equipes. Vamos lá!

Por que precisamos do “novo líder”?

Como já falamos em alguns outros artigos do blog: estamos passando por um período de mudanças disruptivas e os modelos que funcionaram durante décadas estão se mostrando ineficientes para encarar os desafios que nos aguardam.

Logo é necessário que as empresas olhem com mais atenção para a cultura organizacional, demonstrem preocupação com a experiência do colaborador e invistam em desenvolver as pessoas nos cargos de liderança dentro da organização.

Inclusive, essas são características que definem se a empresa está ou não preparada para o cenário da Nova Economia.

São muitas transformações, novas tecnologias e até mesmo novos modelos de trabalho, com pouquíssimo tempo de intervalo de surgimento entre um e outro. Sendo assim os colaboradores, que adquiriram novas necessidades e inseguranças, precisam de uma liderança adequada para o momento.

Parafraseando a frase de Mozart Neves Ramos, especialista em educação e ex-secretário de Educação do Estado de Pernambuco: 

o Brasil ainda tem líderes do século XIX, empresas do século XX e colaboradores do século XXI.

 

 

As características do líder 4.0

Se você busca ser um líder 4.0 ou quer implementar essa liderança em sua organização, precisa conhecer as características do novo líder. São elas:

Comunicação

As mudanças são uma constante no cenário corporativo atual e cabe ao líder saber como comunicá-las a sua equipe, evitando desentendimentos e possíveis conflitos. Quando bem executada, a comunicação tem potencial para engajar os colaboradores e aproximá-los ainda mais da empresa.

Saber delegar

Se saber comunicar é importante, saber delegar é essencial para o sucesso de qualquer projeto em que a liderança 4.0 esteja envolvida. Essa característica diz respeito a habilidade de reconhecer as principais competências de cada colaborador e como elas podem ser usadas em prol da empresa.

Feedback

Dar um feedback pode ser uma das maiores dores para os líderes, por isso existem dezenas de modelos diferentes que prometem ajudar nesta tarefa. Contudo, a liderança 4.0 realiza essa tarefa de maneira natural, sendo um processo cotidiano na empresa.

Reconhecimento

Aqui não estamos falando sobre reconhecer os seus sucessos, mas sim o esforço dos colaboradores. O dia a dia pode ser corrido e um agradecimento a equipe é facilmente esquecido, por isso que o novo líder tem que praticar o reconhecimento e mostrar para os funcionários que eles realmente fazem diferença e participam de algo com impacto muito maior.

Incentiva a proatividade

Enquanto muitos líderes sufocam as ideias de seus liderados e não incentivam a inovação, o novo líder faz o oposto. Além de usar a inovação a seu favor e priorizá-la em sua gestão, ele também está aberto ao diálogo e em ouvir os colaboradores.

Está preparado para o futuro

Assim como as empresas precisam se preparar para o futuro, os líderes também. Por isso, outras características importantes da liderança 4.0 são a inteligência emocional e familiaridade com o meio digital.

Entretanto, ter uma liderança 4.0 não é tão eficiente se a empresa não estiver se atualizando também. Por isso, aqui na AvanSer oferecemos soluções para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura organizacional que beneficia a liderança e os demais setores da empresa.

Conheça a gente clicando aqui.

Open chat
Vamos conversar?