ARTIGO14

O Futuro do trabalho não é como você imaginou – e está tudo bem

Como você imaginava a sua vida dois anos atrás?

Independentemente do contexto pessoal ou profissional, uma coisa é certa: provavelmente você não está seguindo a risca os planos de dois anos atrás. Afinal, nem o mundo é o mesmo de dois anos atrás.

Além das mudanças climáticas, políticas e até das nossas relações interpessoais, a tecnologia está em constante transformação e isso impacta no mundo como um todo, principalmente no futuro do trabalho.

O fato é que o futuro do trabalho não é como você imaginou e está tudo bem. Neste artigo vamos falar sobre esse assunto e o papel das organizações para prosperarem nesse cenário.

As Habilidades do Profissional do Futuro

Os mais pessimistas compartilham previsões sobre como a tecnologia irá usurpar o lugar do homem no mercado de trabalho, gerando uma grave crise econômica e que pode colapsar a nossa sociedade. É fato que estamos passando por um momento de transição, como já dissemos, a quarta revolução industrial já está acontecendo e a tecnologia tem papel fundamental nisso. Entretanto, ela não é a protagonista.

O Fórum Econômico Mundial divulgou uma lista das habilidades do profissional do futuro. São elas:

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Colaboração
  6. Inteligência emocional
  7. Capacidade de análise/julgamento e tomada de decisões
  8. Orientação em servir
  9. Negociação
  10. Flexibilidade e adaptação

Percebe o que todas essas competências têm em comum? Todas são humanas.

Mesmo que as máquinas consigam replicar algumas, como resolver habilmente problemas complexos, e sejam programadas para servir, as soluções criativas ainda são exclusivas dos humanos. Com isso, podemos ver que o futuro do trabalho terá sim uma maior presença de tecnologia, mas também dependerá da presença das pessoas.

Para as empresas que contarão com colaboradores e máquinas trabalhando lado a lado resta encontrar uma maneira de tornar essa relação harmoniosa, principalmente para o lado humano. Afinal, o principal ativo da empresa são as pessoas.

O Papel das Empresas e o Futuro do Trabalho

Seja grande, média ou pequena, toda empresa conta com seus colaboradores para alcançar os resultados desejados e saciar as necessidades dos consumidores. Além disso, toda empresa também possui sua cultura organizacional que inspira e guia os envolvidos pela organização para que sigam o mesmo objetivo. Quando bem estruturada, a cultura organizacional pode impactar nos lucros da empresa de maneira positiva. E para o futuro do trabalho, a cultura organizacional terá ainda mais importância internamente.

Reflita: em um futuro com cada vez mais tecnologia, qual será o diferencial da sua empresa para os concorrentes?

A resposta está nas pessoas. Por isso, será cada vez mais importante que a empresa ofereça um bom ambiente de trabalho, que ajude a reter os talentos, entregue senso de propósito e crescimento profissional. Ou melhor, que realmente cuide e motive as pessoas que fazem parte da organização.

As empresas que ainda atuam no modelo da velha economia poderão encontrar dificuldades em se adaptar para esse futuro, pois, seus negócios ainda trabalham de maneira burocrática e antiquada que não atendem às necessidades dos colaboradores e visam apenas o lucro.

Por isso, ressaltamos sempre a importância de ter a cultura organizacional alinhada aos verdadeiros objetivos da organização e voltada para atender as necessidades das pessoas que a integram. E se você sente que a cultura da sua empresa precisa de um up, venha conhecer as soluções da Avanser para te ajudar.

Você está preparado(a) para o futuro do trabalho?

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